21 de set. de 2012

Você tá ligado?



Será que estamos realmente ligados em temas importantes como a politica? Vivemos num país que se diz ser democrático e canta isso aos sete ventos, mas todos nós sabemos que a historia não é tão bela quanto aparenta ser. A desigualdade e a corrupção são palavras ideais para definir o estado em que se nossa nação presencia, e no meio de todos esses grandes problemas, dessa grande calamidade que nos aflige direta ou indiretamente, você já parou para pensar que a solução do nosso país, da nossa cidade pode estar nas nossas mãos? Que sim, podemos fazer mudanças, revoluções, e que com um voto consciente podemos construir uma nova historia para nós, para nossos pais, nossos filhos e todas as futuras gerações? Pois é,  por essa que resolvi fazer uma pequena contribuição para o crescimento intelectual das minhas leitoras, ainda que em pequena quantidade.
Por incrível que pareça, grande parte dos jovens já possui um conhecimento bastante evoluído e procuram conhecer bem a historia do seu futuro politico, aquele que governará seu estado, seu bairro.. mas a quantidade de gente que não faz a menor ideia do que seja politica, que não tem noção alguma das consequências de um voto sem fundamentos ainda é assustadora, são pessoas leigas como essa que podem colocar todo o futuro de uma nação na lama, então hoje postarei a função de cada politico, para vocês se situarem um pouco mais sobre essa realidade.

 Vereador: Tem a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (prefeito) com relação a administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria e qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as revindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

Governador: Ao governador cabe a direção da administração estadual e a representação do estado em suas relações jurídicas, politicas e administrativa. É o governador que defende os interesses do estado junto a presidência  inclusive no que diz respeito a busca por investimentos  e obras federais.

Prefeito: O prefeito administra a cidade e exerce função politica, administrativa e executiva. O prefeito porta-voz natural dos moradores de sua cidade e deve defender os interesses da população perante a camara municipal, outras esferas de governo e quaisquer forças que possam contribuir para o bem-estar dos habitantes. Entre suas funções politicas estão, alem de lidar com a camara, negociar convênios e obter por outras formas benefícios ou auxílios para sua cidade, apresentar projetos de leis a camara, sancionar, promulgar, fazer publicar e vetar as leis.

Presidente: Esse é a autoridade máxima do poder executivo nacional, são delegadas a ele tarefas de chefe de estado. É dever do presidente zelar pelos direitos da soberania nacional,defendendo seu país e a nação que nele habita

Senador: É encarregado de representar os Estados-membros da federação. Cabe ao senador zelar pelos direitos constitucionais do povo, propor, debater e aprovar leis de interesse nacional, autorizar operações financeiras externas e condições de credito.

Deputado Estadual: Esse tem a incumbência de representar o povo na esfera estadual. Eles desenvolvem suas funções na assembleia Legislativa estadual, sua função principal no exercício do cargo é legislar, propor, emendar, alterar, revogar e derrogar leis estaduais, além de fiscalizar as contas do governo estadual, criar comissões parlamentares de inquérito e outras atribuições do cargo.

Deputado Federal: Esse é o representante do povo, na integração da sociedade, a sua representação tem o caráter de representação nacional, são responsáveis pela criação e modificação de leis que tem que ser sancionadas pelo presidente da republica, pela aprovação ou modificação de lei com origem no executivo, por convocar plebiscitos e autorizar referendos e por autorizar o presidente em atos militares

Um comentário :

Leili Maia disse...

Já cheguei no seu blog e me deparo com um post super informativo, adorei!

Estou seguindo, se quiser passa lá no Você Vaidosa, vai adorar.

http://vocevaidosaa.blogspot.com/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...