9 de nov de 2012

Guia do primeiro emprego



Como todos sabem eu já tenho dezoito anos, e acreditei sinceramente que quando ficasse de maior muitas coisas iriam mudar na minha vida, aquela tal independência iria chegar e tudo ia ser do jeitinho que eu queria, mas não foi bem assim que aconteceu, ainda moro com meus pais (mas farei de tudo para poder sair de casa o mais cedo possível), não dirijo... E por esses pequenos e imprescindíveis fatores que eu sonho com o meu primeiro emprego. Além da "estabilidade" que ele irá me proporcionar, poderei sentir o gostinho da liberdade, da minha auto-suficiência, menos dependência e também tenho muitos objetivos a serem conquistado através do meu primeiro emprego, então trago um guia dando dicas sobre o seu primeiro emprego, CONFIRAM!

PLANEJAMENTO

Comece por destacar seus principais traços de personalidade, suas habilidades e seus objetivos de vida. A partir disto veja quais áreas de trabalho podem ser promissoras para seu perfil. Informe-se sobre elas de toda forma possível: jornais escritos e televisados, Internet e revistas especializadas. 

O QUE AS EMPRESA QUEREM
 
As empresas contratam alguém por que elas têm interesse nesse alguém. E por que elas se interessam em um determinado profissional e não em outro? Elas querem alguém que seja útil para a empresa, auto-motivado, capaz e disposto a aprender, com bom relacionamento e criativo. Em resumo, elas querem alguém que ofereça oportunidade de dar os maiores lucros possíveis. Geralmente, as empresas não estão interessadas na doença que assaltou repentinamente sua tia-avó ou que tornou-se necessário você empregar-se para continuar comprando novos ringtones. O que interessa é se você pode ser produtivo a ponto de aumentar o faturamento mais do que os custos serão aumentados. 

Foco nisso: auto-motivação, disposição para aprender, bom relacionamento e criatividade. A chave pode estar nisto! Chegue derrotado a uma entrevista e você sairá dele derrotado. As empresas querem sua energia de trabalho, demonstre tê-la. Estamos vivendo uma época onde não é possível passar um dia sem aprender algo. 

GARIMPANDO SUA VAGA DE EMPREGO 
Mantenha uma coisa na sua cabeça e nas de seus familiares e amigos: você já está trabalhando. Sua atividade é procurar um emprego. Isso vai lhe custar oito horas por dia, cinco dias por semana. Procurar emprego não é tarefa para as horas vagas. Ative seu networking, veja anúncios de jornal, avisos em escolas, sites de emprego e empresas de recolocação. Vasculhe todo tipo de mídia e procure empresas em potencial para envio de currículo. Tente obter nome, telefone e e-mail de algum contato ou mesmo os responsáveis por contratação nestas empresas. Não se intimide com aparente falta de interesse por contratações. Após selecionar seus alvos, é hora de disparar o seu Currículo  Vitae.
O CURRICULO
Currículo é o documento essencial ao procurar emprego, no qual são preenchidos de forma clara e resumida dados sobre características pessoais, formação/escolaridade, experiência profissional e atividades anteriores de um candidato a emprego, atividade de autônomo, ou cargo específico. Evite cometer erros de português, gramática ou ortografia, entre outros, dar sinais excessivos ou irreais de performance - Alguns candidatos exageram na dose ao descrever suas realizações. Objetivos obscuros, um dos fatores mais importantes na elaboração de um currículo é a forma com que o candidato informa seus objetivos.
 A ENTREVISTA
Faça um ensaio com algum parente mais experiente. Prepare-se em especial para perguntas diretas para avaliar seus pontos fracos e fortes ou para você simplesmente falar de si. Lembre-se que o entrevistador estará interessado no conteúdo da sua resposta, mas mais importante do que isto é sua reação. Uma resposta tecnicamente perfeita, mas que soe falsa arruinará este momento.
Seja pontual, isto será útil até para você ter tempo de ir ao banheiro, lavar o rosto, pentear o cabelo, beber água e apresentar-se mais concentrado. Vista-se direito, em 90% dos casos o entrevistador espera te ver com um terno. É claro que você não vai procurar emprego de balconista em uma loja de roupa para surfistas de terno. Contudo, em quase todas as outras situação, uma roupa de surfista é inadequada. Hum, você tem atitude e acha que o mundo deve ser visto do seu ponto de vista alternativo? Tudo bem, então prepare-se para uma vida alternativa onde emprego não é uma palavra muito comum. Se você decidiu viver como a maioria dos mortais, prepare-se para seguir as regras da maioria.



Um comentário :

Jussara Gomes disse...

Não tem coisa melhor do que poder comprar o que quiser, trabalho desde os 16 anos e sei bem o que é isso.
www.blogueirajussara.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...