3 de set. de 2012

A saga da moda: Anos 20




A década de vinte é a década considerada como a mais ousada da moda, e há motivos para ser chamada assim pois, foi a década de muitas vanguardas estéticas, inclusive aqui no Brasil nesse ano acontecia a Semana da Arte Moderna. O mundo vivia uma nova velocidade, eram muitas revoluções comportamentais nesse período louco. Essa década foi uma década de prosperidade e liberdade, as mulheres podiam fumar em publico e em alguns países conquistavam o direito ao voto, os anos 20 era também chamado de era do Jazz. Livres dos espartilhos que foram usados até o final do seculo 19, as mulheres se permitiam mostrar as pernas, o colo e a usar maquiagem, a boca era carmim pintada para parecer um arco de cupido ou um coração, os olhos eram bastantes destacados, as sobrancelha tiradas e desenhadas a lápis, a pele era bem, bem branca para acentuar os tons escuros da maquiagem. A silhueta dos anos 20 eram tabular, com vestidos mais curtos, leves e elegantes, geralmente feito em seda, deixando exibir os braços e costa, a meia calça era em tons bege, sugerindo a ideia das pernas nuas, os chapéus que eram acessórios obrigatórios se restringiu ao uso apenas diurno, o modelo mais famoso era o "Cloche". As mulheres sensuais eram aquelas sem curvas, seios e bum bum pequenos, não muito magra pois a atenção era voltada ao tornozelo.
Em 1927 um estilista francês  Jacques Doucet encurtou as saias de tal modo, a mostrar a liga rendada das mulheres e isso causou um grande reboliço aos mais conservadores.
A década de vinte, foi a década da grande e famosíssima estilista Coco Chanel, com seus cortes retos, blazers, cardigãs, capas, colares compridos(maxi colares), boinas e cabelo curto. Durante toda a década Chanel foi lançado uma moda atras da outra, obtendo sempre muito sucesso. Outro nome muito importante foi o de Jean Patou, estilista francês que se destacou na linha "sportswear", criava roupas de banho que davam o que falar, e era o queridinho das atrizes famosas.
Toda a euforia dos "Felizes anos 20" acabou no dia 29 de outro de 1929, quando a bolsa de valores de New Yourk despencou registrando a maior baixa de sua historia.




Um comentário :

Jussara Gomes disse...

Esses chapeus sao uma graça
www.blogueirajussara.blogspot.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...